Você já ficou se perguntando o que acontece dentro de você durante o processo natural de envelhecimento? Se a resposta for sim, perfeito!
A partir de agora, você vai compreender melhor sobre o envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais!
Os aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais durante o aging
As mudanças que ocorrem dentro do corpo humano durante o processo de envelhecimento alteram a qualidade de vida, de modo geral, do idoso.
Vamos entender melhor sobre o envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais.
Aspectos cronológicos
Também vistos como a “idade cronológica”, os aspectos cronológicos estão relacionados ao número de anos que um indivíduo tem desde o seu nascimento. Esse aspecto é mais um marcador aproximado do processo do que um próprio causador do envelhecimento.
Aspectos biológicos
Já os aspectos biológicos – ou a “idade biológica” –, refere-se às alterações ocorridas tanto no corpo quanto na mente do ser humano durante o processo de envelhecimento, caracterizando-o.
É compreendido desde antes do nascimento do indivíduo e permanece durante toda a sua vida. A audição diminui ao longo do tempo, tornando-se mais prejudicial durante a velhice pois o peso e o volume do encéfalo diminuem devido à perda de neurônios, por exemplo.
Aspectos psicológicos
A “idade psicológica” de um indivíduo pode ser vista de duas maneiras:
Uma faz referência a uma relação da idade cronológica com as capacidades psicológicas, como a percepção, aprendizagem e memória.
Enquanto a outra faz a relação com o senso subjetivo da idade, onde, em uma interpretação individual, o indivíduo avalia a ausência ou presença de marcadores biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento.
Os padrões de comportamento adquiridos e mantidos durante toda a sua vida influenciam diretamente o processo de envelhecimento, por isso é algo único e individual para cada ser humano.
Aspectos sociais
A “idade social” ou os aspectos sociais podem ser definidos através de seus hábitos e de seu status social. O tipo de vestimenta e a linguagem, por exemplo, podem influenciar na idade social do ser humano. Esses aspectos estão relacionados com os aspectos cronológicos e psicológicos.
Considerações importantes sobre o envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais
O processo de envelhecimento é complexo e multifatorial, ou seja, depende de vários fatores e de diferentes naturezas. Os aspectos vistos acima, como o cronológico, biológico, psicológico e social são muito importantes para a compreensão do aging, mas não para a determinação exata do processo de envelhecimento.
A variabilidade individual de cada ser humano, seja ela genética ou ambiental, impede o estabelecimento de parâmetros. Assim, o envelhecimento é composto por um conjunto de variáveis e não é definido apenas pela idade do indivíduo.
A velhice nos dias atuais
Antigamente, era comum a velhice ser vista como uma decadência e peso social ou era relacionada diretamente a patologias e enfermidades. Nos dias de hoje, a concepção dessa fase da vida sofreu um avanço, o que resultou no favorecimento das pessoas da terceira idade.
Com essa mudança sobre o estágio final da vida, os idosos ganharam mais espaço na sociedade. O aumento da expectativa de vida está totalmente ligado a esse aumento na procura pela vida saudável e longeva que vem acontecendo nos últimos anos.
A busca pela alimentação saudável e pela prática regular de exercícios físicos são grandes aliados de quem procura viver bem até o final de sua vida.
Infelizmente, a pandemia causou uma redução considerável na expectativa de vida em alguns países. Entretanto, temos esperança de estarmos no final desse pesadelo – que vem acontecendo desde o final de 2019, quando iniciou – e que conseguiremos melhorar ainda mais o estágio da velhice para os próximos idosos.
Idosos em Portugal
Em Portugal, considera-se uma pessoa idosa aquela que tem 65 anos de idade ou mais. O país promove o envelhecimento saudável e ativo, garantindo a população uma boa expectativa de vida e que possam aproveitar a vida quando estiverem no estágio final dela.
A expectativa de vida dos portugueses é de 81 anos, conforme os dados do Instituto Nacional de Estatística, em 2021.
A população idosa representa cerca de 22% da população total portuguesa, um pouco acima da médica dos demais países europeus – que é, aproximadamente, 20%.
Gostou do nosso artigo sobre o envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais? Então, não deixe de conferir os outros tópicos que separamos para você!