Você sabia que os alimentos têm funções distintas em nosso organismo, além da nutrição? Alguns deles podem acelerar enquanto outros adiam o envelhecimento da pele, por exemplo.
A seguir, veja quais são os 5 alimentos que retardam o envelhecimento da pele, além de conhecer um pouco mais sobre o processo natural de envelhecimento do corpo humano.
Quando começa o processo de envelhecimento?
O processo de envelhecimento permanece com a gente na maior parte de nossas vidas, com sintomas variados entre os indivíduos.
Aos 20 anos de idade, começa a ocorrer um declínio natural da produção de antioxidantes – que são substâncias com capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres, os quais são moléculas liberadas pelo próprio organismo que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular.
Assim, fisiologicamente falando, ou seja, analisando através do funcionamento físico, orgânico, mecânico e bioquímico dos seres humanos, o envelhecimento começa aos 20 anos de idade.
A partir dos 30 anos, o metabolismo se torna mais fraco, o que afeta negativamente na produção de colágeno e nos processos de reparação.
Aos 40 anos de idade, a senescência celular é iniciada e um processo de ciclo de vida celular da pele é menor.
E, dos 50 anos para cima, a barreira de proteção da pele fica muito fraca, transformando-se em uma pele seca e incapaz de reter água, muito importante para a hidratação da pele.
Outras alterações ocorrem ao longo do tempo, afetando diretamente em outros metabolismos do corpo humano.
Não deixe de conferir a seção abaixo e conheça os 5 alimentos que retardam o envelhecimento da pele dos seres humanos!
Conheça os 5 alimentos que retardam o envelhecimento da pele
Conheça alguns dos alimentos responsáveis por amenizar os sinais de envelhecimento da pele e veja como eles atuam dentro do organismo!
Os 5 alimentos que retardam o envelhecimento da pele:
Abacate
O fruto comestível do abacateiro, além de ser muito saboroso e nutritivo, é muito importante para o organismo. O abacate é rico em elastina e ômega 3, com muitos antioxidantes responsáveis por combater os radicas livres do organismo. Melhoram a pele e ainda ajudam a prevenir o envelhecimento
Tomate
O tomate é riquíssimo em licopeno, um dos mais potentes antioxidantes naturais. O licopeno ao lado da vitamina C, que estão presentes nesse fruto, são ótimos para a proteção dos raios solares, combatendo as rugas e manchas que podem aparecer devido à exposição à radiação do sol.
Ovos
Uma das fontes completas de proteínas, os ovos são ricos em compostos essenciais, como os aminoácidos glicina, prolina e lisina, para a produção de colágeno, a substância que fornece sustentação e firmeza à pele.
Cenoura
Entre as principais fontes de betacaroteno, um pigmento carotenoide antioxidante, a cenoura ajuda a proteger a pele contra o envelhecimento causado pela radiação solar.
Castanha-do-Pará
As castanhas-do-Pará estão entre as principais fontes de selênio, um mineral que colabora na regulação da produção de hormônios e ajuda a proteger o DNA das células, além de atuar como um antioxidante. O ômega 3 também estão em alta nessa noz, que atua como anti-inflamatório, reduzindo a vermelhidão e as rugas da pele, além de diminuir a perda de elasticidade e resistência do tecido.
Alimentos que aceleram o processo de envelhecimento da pele
Depois de conhecer 5 alimentos que retardam o envelhecimento da pele, vamos conhecer alguns alimentos que atuam de maneira contrária?
O biscoito de arroz foi visto, por bastante tempo, como um lanche saudável. Entretanto, apresenta um alto índice glicêmico, o que pode resultar em picos de altos níveis de glicose (açúcar) no organismo. O açúcar no organismo endurece as fibras de colágeno e elastina, fazendo com que as células da pele percam a elasticidade e sustentação. Experimente substituí-lo pelas cenouras.
A margarina ou manteiga são ricas em gorduras saturadas, o que resulta em danos oxidativos e altera a função mitocondrial da pele, interferindo na espessura do tecido e no aparecimento das rugas. Tente trocá-las pelo abacate.
As bebidas açucaradas também são inimigas de uma pele saudável e jovem. A alta concentração de cafeína afeta a qualidade do sono, associando-se a sinais intrínsecos do envelhecimento, reduzindo a função da barreira cutânea e trazendo uma menor satisfação com a sua aparência. Substitua a bebida açucarada pela água, o elemento essencial para o funcionamento do corpo humano.
Como evitar o envelhecimento da pele?
Quer saber como evitar o envelhecimento da pele e ter uma vida saudável e longeva? Veja as principais recomendações médicas sobre como evitar o envelhecimento da pele!
Consuma água diariamente! A média estipulada é de 2 litros por dia, entretanto, a quantidade varia de acordo com a sua altura e o seu peso. A água é o elemento mais que essencial para manter a pele hidratada, fornecendo os nutrientes que as células precisam. Além de reabastecer o tecido, fornece uma maior elasticidade e previne os sinais de envelhecimento, como as linhas finas e rugas.
Mantenha uma dieta saudável e equilibrada, evitando gorduras, açúcares e alimentos industrializados em excesso. Opte por alimentos naturais, como as frutas, verduras e legumes, que são as melhores fontes de nutrientes e garantem um ótimo desempenho do metabolismo de modo geral. Não deixe de ingerir as fontes de proteínas, como as carnes magras ou leguminosas.
Evite o excesso de bebidas alcoólicas e fuja do tabagismo, pois esses hábitos afetam a hidratação da pele e dificultam a oxigenação das células e da circulação sanguínea.
Por fim, mas não menos importante, tenha cuidado com o sol! Use o protetor solar para se proteger dos raios de sol. A radiação prejudica o colágeno e aumenta os ricos de câncer de pele e o aparecimento de manchas e rugas.